Zumbido nos ouvidos e luz vermelha

O tinnitus afeta mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo. Manifesta-se como um incómodo zumbido ou apito nos ouvidos.

Embora não seja uma doença em si, este sintoma desagradável pode ser realmente perturbador e, em alguns casos, tornar-se incapacitante.

Uma luz de esperança para os zumbidos no ouvido

Até agora, a ciência não descobriu nenhum tratamento padrão que possa ajudar estes pacientes. De facto, nos EUA, não existe nenhum medicamento específico para os acufenos que esteja aprovado pela FDA.

Felizmente, recentemente foi publicado um estudo que sugere que a terapia de luz vermelha pode ser uma alternativa altamente promissora para acalmar os ruídos no ouvido.

Este estudo foi realizado no Centro de Investigação em Óptica e Fotónica (CEPOF) no Brasil.

O investigador principal do projeto, Vitor Hugo Panhóca, explica no relatório final que o tinnitus é um problema bastante comum e que se tenta aliviar com vários métodos, como lavagens de ouvido ou medicamentos como anestésicos locais, antidepresivos e até sedativos, embora os resultados variem. Ao rever estudos que mostravam bons resultados com a luz vermelha, decidiram comparar esta terapia com outras opções e ver se encontravam uma resposta mais eficaz.

Durante 4 semanas, foram testados diferentes tratamentos para o tinnitus em mais de 100 homens e mulheres entre 18 e 65 anos, divididos aleatoriamente em dez grupos.

Com os participantes do estudo, foram testadas a acupuntura a laser, Ginkgo biloba, dihidroclorido de flunarizina e estimulação a laser de baixa intensidade no canal auditivo interno.

Duas vezes por semana, os pacientes foram submetidos a oito sessões de tratamento.

Foi realizada uma avaliação clínica antes de iniciar o tratamento e após a oitava sessão. Para saber como estava a funcionar a terapia, quinze dias depois, os participantes foram avaliados novamente através de um questionário de 25 perguntas relacionadas com os acufenos e a sua qualidade de vida.

Comprar lâmpada de luz vermelha

Resultados promissores para o tinnitus

Os resultados foram muito positivos, uma vez que se observou que os pacientes tratados com luz vermelha apresentaram uma melhoria significativa em comparação com os outros.

Entre os efeitos positivos, destacam-se a ação anti-inflamatória e a sensação de relaxamento, possivelmente resultantes do aumento da irrigação periférica, que pode ser uma das principais causas dos zumbidos nos ouvidos.

Estudo 
Efeitos da terapia com laser vermelho e infravermelho em pacientes com tinnitus: um estudo clínico, randomizado, controlado e duplo-cego que combina luz com ultrassom, fármacos e terapia de vácuo

Outro estudo aprofundou o uso da terapia de luz vermelha como possível tratamento.

Nove pacientes, com idades entre 20 e 68 anos, participaram do estudo no Hospital Universitário Rzgari, no Iraque, utilizando dois dispositivos de luz vermelha, um de 660 nm e outro de 650 nm.

Após um mês de tratamento, os pacientes experimentaram uma redução no nível de ruido no ouvido.

Estes resultados sugerem que a LLLT pode ser uma ferramenta eficaz para reduzir os sintomas do tinnitus e melhorar o bem-estar dos pacientes.

Estudo 
A eficácia de dois tipos de terapia com laser de baixa intensidade em pacientes com tinnitus persistente

Existem mais estudos que demonstram que a terapia de luz vermelha pode melhorar a condição dos pacientes com tinnitus, abrindo uma porta de esperança para todos aqueles que sofrem com os incómodos zumbidos nos ouvidos.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Você deve sempre consultar um profissional de saúde qualificado antes de usar esses produtos, e atenção médica profissional deve ser procurada em relação a qualquer condição séria ou com risco de vida.


Este blog é apenas para fins educacionais e informativos. Não se destina, em momento algum, a substituir o aconselhamento médico. De forma alguma afirmamos que esses produtos irão curar qualquer condição física, de pele ou mental apenas pelo uso.

Deixe um comentário