A terapia de luz vermelha ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue

Imagina poder controlar os níveis de glicose no teu sangue de forma simples e não invasiva, apenas colocando o teu corpo à frente de uma lâmpada de luz vermelha.

Como é possível que um simples feixe de luz possa impactar positivamente na nossa saúde?

Existem vários estudos científicos que investigaram profundamente o efeito da luz vermelha e infravermelha na regulação dos níveis de açúcar em pacientes com diabetes ou pré-diabetes.

Vamos ver como a terapia de luz vermelha pode revolucionar o controlo da glicose no nosso organismo.

Dados do estudo científico sobre a luz vermelha e a glicose no sangue

Nos últimos anos, a fotobiomodulação (PBMT) ganhou popularidade devido aos seus benefícios para uma variedade de doenças, como a dor nas articulações.

ou disfunção na glândula tireoide.

Este estudo teve como objetivo avaliar se a terapia de luz vermelha poderia ser uma opção para controlar os níveis de açúcar no sangue em casa.

Três participantes juntaram-se ao estudo: dois jovens de 21 anos com predisposição genética para diabetes e um indivíduo de 55 anos com diabetes tipo 2. Um sujeito de 21 anos e outro de 55 anos seguiram a sua vida normal, sem fazer qualquer mudança na sua dieta. Também não lhes foi exigido fazer exercício físico, enquanto o outro de 21 anos teve controlo sobre a dieta e realizou exercício físico.

Usaram um dispositivo portátil de luz vermelha durante 10 minutos nas costas dos participantes todos os dias durante 5 semanas.

Os níveis de açúcar no sangue foram medidos antes do pequeno almoço e depois da terapia.

Os resultados indicam que a terapia de luz vermelha teve um efeito significativo em todos os sujeitos, especialmente no de 21 anos com mudanças na dieta e no exercício.

A terapia de luz vermelha poderia ser uma opção económica e não invasiva para controlar os níveis de açúcar no sangue em casa.

Más sobre control de azúcar en sangre con terapia de luz roja

A terapia de fotobiomodulação (PBMT) tem vários efeitos no metabolismo energético do tecido musculoesquelético. Por exemplo, aumenta a síntese de glicogénio e trifosfato de adenosina. Além disso, acredita-se que estes efeitos estão relacionados com um controlo sistémico dos níveis de glicose no sangue.

Neste outro estudo, vinte e quatro ratos foram aleatoriamente atribuídos a quatro grupos: um simulado e três grupos submetidos a diferentes doses de PBMT (10 J/cm², 30 J/cm² e 60 J/cm²). Durante o período antes da irradiação, os animais estiveram em jejum durante 6 horas. Depois, os níveis de glicose no sangue foram medidos aos 60 minutos, 3 horas e 6 horas após o tratamento com PBMT.

A síntese de glicogénio muscular foi avaliada 24 horas após o tratamento.

Para aplicar a terapia de luz vermelha, foi utilizado um dispositivo com 69 LED (díodos emissores de luz) que emitiam luz vermelha (630 ± 10 nm) e infravermelha (850 ± 20 nm). As grandes áreas musculares (como as costas e as patas traseiras) dos animais receberam irradiação durante 90 segundos (10 J/cm²), 270 segundos (30 J/cm²) ou 540 segundos (60 J/cm²).

Os resultados mostraram que a luz vermelha teve um efeito significativo nos níveis de glicose no sangue.

O grupo tratado com 10 J/cm² mostrou a maior redução nos níveis de glicose (5,92 mg/dL) em comparação com o grupo simulado (13,03 mg/dL), o grupo de 30 J/cm² (7,77 mg/dL) e o grupo de 60 J/cm² (9,07 mg/dL). Além disso, foi observada uma correlação negativa entre os níveis de glicose no sangue e a concentração de glicogénio muscular.

De acordo com estes estudos científicos, a terapia de luz vermelha poderia ser uma opção importante e não invasiva para controlar os níveis de glicose no sangue, independentemente do exercício físico.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Este blog é apenas para fins educacionais e informativos. Não se destina, em momento algum, a substituir o aconselhamento médico. De forma alguma afirmamos que esses produtos irão curar qualquer condição física, de pele ou mental apenas pelo uso.

Você deve sempre consultar um profissional de saúde qualificado antes de usar esses produtos, e atenção médica profissional deve ser procurada em relação a qualquer condição séria ou com risco de vida.

Deixe um comentário

Open chat
1
Precisas de ajuda?
Olá 👋
Como o posso ajudar?