A terapia da luz vermelha e a doença de Alzheimer

Depois do câncer, a doença de Alzheimer e a demência são provavelmente o problema de saúde mais preocupante que o mundo ocidental enfrenta atualmente.

Um grande número de ensaios clínicos não conseguiu demonstrar qualquer benefício dos medicamentos testados para estabilizar ou reverter o constante deterioro da função cognitiva sofrida por pacientes com demência.

Embora as características patológicas da doença de Alzheimer estejam bem estabelecidas, há um debate considerável sobre os fatores genéticos ou de estilo de vida que predispõem os indivíduos a desenvolver demência.

A fotobiomodulação (PBM) descreve o uso terapêutico da luz vermelha ou infravermelha próxima para estimular a cura, aliviar a dor e a inflamação e evitar que o tecido morra.

Nos últimos anos, a terapia de luz vermelha tem sido aplicada para uma ampla gama de distúrbios cerebrais, frequentemente aplicada de forma não invasiva ao iluminar a cabeça (Fotobiomodulação transcraniana).

Esta revisão atual analisa os mecanismos de ação da terapia de luz vermelha no cérebro e resume os estudos que têm utilizado luz vermelha e infravermelha para tratar modelos animais com doença de Alzheimer.

Também são analisados os resultados de um número limitado de ensaios clínicos que utilizaram Terapia de Luz Vermelha para tratar pacientes com doença de Alzheimer e demência.

Estudo
Fotobiomodulação para a doença de Alzheimer: a luz amanheceu?

O Alzheimer é uma doença super complexa. No entanto, este estudo mostra que a luz vermelha e infravermelha podem ter benefícios surpreendentes para a saúde do cérebro.

Assim pode ajudar a luz vermelha à saúde do teu cérebro

Como podes constatar no estudo anterior, a luz vermelha e infravermelha podem ser uma aliada incrível para a saúde do teu cérebro.

Assim como a luz solar nos fornece energia, a luz vermelha pode estimular e proteger nosso órgão mais importante.

Estes são alguns dos benefícios que a terapia de luz vermelha na cabeça proporciona:

  1. Mais energia para o teu cérebro

A terapia de luz vermelha aumenta a produção de ATP, a “moeda energética” das células. Isso significa que as tuas neurónios terão mais combustível para funcionar melhor, melhorando a memória, a concentração e o desempenho geral.

  1. Oxigénio vital para pensar melhor

A luz vermelha também estimula a produção de óxido nítrico, um vasodilatador que aumenta o fluxo sanguíneo e o oxigénio no cérebro. Mais oxigénio traduz-se numa mente mais alerta, prevenindo mesmo danos por falta de oxigénio.

  1. Um escudo protetor para o teu cérebro

A luz vermelha tem um efeito neuroprotetor, protegendo as neurónios de toxinas e substâncias prejudiciais que podem causar doenças neurodegenerativas.

  1. Combate o stress oxidativo

O stress oxidativo é um inimigo silencioso do cérebro, mas a terapia de luz vermelha pode combatê-lo. Esta terapia ajuda a reduzir os radicais livres, prevenindo doenças como Alzheimer, diabetes ou doenças cardíacas.

  1. Adeus à inflamação

A inflamação crónica pode danificar os neurónios, mas a luz vermelha ajuda a reduzi-la, protegendo assim o teu cérebro de possíveis problemas.

  1. Novos cérebros para novas ideias

A luz vermelha até pode estimular a criação de novos neurónios, um processo chamado neurogénese. Isso significa que o teu cérebro terá mais capacidade de aprendizagem, memória e concentração em qualquer idade.

A luz vermelha não é uma cura mágica, mas sim uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde cerebral. Estudos como o que mencionamos o demonstram.

Vais-te animar a dar ao teu cérebro um impulso de energia e proteção?

Um futuro brilhante para o teu cérebro

A terapia de luz vermelha + NIR emerge como uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde cerebral em qualquer idade.

A sua capacidade para estimular a energia celular, proteger os neurónios e promover a neurogénese, torna-a numa aliada inestimável para manter um cérebro saudável e ativo.

Consegues imaginar um futuro com um cérebro mais forte, mais ágil e mais resiliente?

A terapia de luz vermelha + NIR pode ser o primeiro passo para tornar essa visão realidade.

Começa hoje mesmo a dar ao teu cérebro a luz de que ele precisa para brilhar!

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Este blog é apenas para fins educacionais e informativos. Não se destina, em momento algum, a substituir o aconselhamento médico. De forma alguma afirmamos que esses produtos irão curar qualquer condição física, de pele ou mental apenas pelo uso.

Você deve sempre consultar um profissional de saúde qualificado antes de usar esses produtos, e atenção médica profissional deve ser procurada em relação a qualquer condição séria ou com risco de vida.

Deixe um comentário

Open chat
1
Precisas de ajuda?
Olá 👋
Como o posso ajudar?